quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A invisibilidade do professor na sociedade contemporânea

Reprodução.

Findou-se o tempo em  que o professor  era autoridade máxima na sala de aula e sua carreira era comparada com a dos grandes profissionais.  
O professor  está presente em todos os momentos da nossa vida. Ocupando um papel  importante e fundamental na vida do indivíduo. Mas, infelizmente, são poucos os que querem seguir essa carreira. O trabalho é mal remunerado, o professor é  esquecido pelo governo e desvalorizado pela sociedade.  
Afinal, quem se importa com os professores? Hoje em dia, parece que ninguém dá muita atenção para os professores. Nem os alunos, nem o governo e  nem as famílias. Isso pode ser um dos motivos pelo qual ninguém se interesse em escolher essa profissão . 
É preciso urgentemente resgatar o prestígio e até mesmo o  glamour da carreira do magistério na sociedade atual. A falta de reconhecimento, a desvalorização, as agressões verbais e físicas precisa e deve ser abolidas urgentemente . 
Frequentemente é destaque na mídia jogadores, atores, apresentadores, médicos, arquitetos e uma gama de pessoas bem sucedidas. E o professor? dificilmente a televisão apresentam o  matemático, o químico, o professor. Mesmo tendo papel principal para qualquer outra formação, essa profissão tornou se invisível. Os pretendentes a exercer a profissão  ficaram desmotivados com a desvalorização generalizada, que ainda é reforçada pela mídia e televisão. A maioria dos educadores só são vistos nos momentos de deficiência da escola. Ao invés de divulgar  atividades ou ações pedagógicas de êxito ou que merecem reconhecimento , a mídia só interessa em  mostrar a desgraça da escola e assim obter o  sucesso midiático. Afundando cada vez mais a educação e os professores que lutam pela melhoria da qualidade da sociedade em geral . 
Quando há alguma reivindicação, manifestação  tratando da educação em geral, rapidamente torna -se destaque aparições na televisão, jornal, radio  em todos os meios de comunicação, matérias relacionadas ao "Vandalismo", a "Baderna"  causados pelos professores . As reivindicações de professores para melhorar a educação brasileira é chamada de "Vandalismo "? Sim, é isso que esta acontecendo, a luta dos professores por melhores condições de trabalhado, pelo reconhecimento e valorização do trabalho  é chamada de "Vandalismo". Afinal de contas, para a maioria, não há necessidade de reivindicação, os professores "choram de barriga cheia ". Realmente, não ha necessidade, é muito fácil dar aula pra 35 alunos amontoados em uma sala , reclamado do calor, da falta de espaço para se locomoverem, é normal sofrer agressões verbais e físicas, ser questionados e até intimidados por pais de alunos que querem que seus filhos tirem boas notas, infelizmente, tratar o professor com desrespeito tornou-se e vem se tornando normal. 
Tendo a  mídia como principal veículo formador de opinião, o papel do professor poderia ganhar destaque positivo por ela. Resgatar o valor, o respeito ao professor, apoiar e reconhecer a importância da profissão. Mostrar o valor do educador na vida do ser humano, mostrando a relevância do papel do professor dentro da sociedade. 
É urgente tornar o professor visível , para o bem da educação e de toda a população. Mostrar, desde cedo, o valor do educador na formação  e desenvolvimento do ser humano. Abolir essa desvalorização promovida de forma proposital para dar continuidade as regalias de uma minoria que querem permanecer no poder e ver a educação e  o professor como uma ameaça que deve ser  amordaçada ou ate mesmo destruída . 
A escola e a mídia deveriam  incentivar os alunos a respeitar e valorizar o professor, através de projetos que aproximem os alunos e professores. O docente poderia relatar  a sua rotina de trabalho, porque escolheu a carreira  e etc. 
É  preciso divulgar os projetos realizados pelos professores, valorizar o excelente trabalho desenvolvido por esses profissionais, erguer essa profissão, dar destaque  e reconhecer  a importância do professor . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário